Leonardo Ratzlaff

3 ideias para o Nubank

July 21, 2019

Eleito pela Forbes como a melhor instituição financeira do ano de 2019, o Nubank é uma fintech que iniciou seu serviços 2014 revolucionando o mercado dos cartões de crédito. Quase sem querer, esse banco tão amado acabou se tornando também um símbolo de atendimento ao cliente. Qualquer pessoa que utilize o twitter sabe o quão queridos eles são; um artigo publicado em março de 2019 no blog do próprio banco lista os prêmios de atendimento ao cliente que o Nubank já recebeu.

Eu, recém graduado bacharel em design, entusiasta em tecnologia e finanças, fã da empresa e cliente desde junho de 2016, tive algumas ideias que gostaria de, através deste texto, registrar e compartilhar:

1. Agrupar compras

Essa primeira ideia surgiu em uma viagem recente que fiz à trabalho. Paguei todas minhas despesas de viagem (hotel, alimentação e transporte) pelo Nubank, mas tive alguns gastos pessoais entre elas que obviamente não seriam lançados no meu pedido de reembolso. Ao retornar, precisei passar pela minha timeline de compras relembrando o que seria e o que não seria reembolsado.

Uma simples solução seria criar uma espécie de grupo/label e chamá-lo de “Viagem RJ”, vinculando as compras da viagem à ele para uma consulta posterior em uma listagem exclusiva.

2. Renomear compras “definitivamente”

Essa ideia é bem pessoal e possivelmente vai parecer fútil, mas um dos diferenciais do Nubank é justamente a atenção aos detalhes que os outros bancos parecem não se importar — ou não se importavam até o surgimento do Nu.

Toda viagem de Uber que eu faço gera uma compra com o nome “Uber do Brasil Tecnolo”. Assim mesmo, cortada, provavelmente por uma limitação de caracteres no campo com a ideia de manter o texto em apenas uma linha. Essa descrição me causa um incomodo, e sempre acabo renomeando para “Uber”.

Seria excelente se o aplicativo renomeasse automaticamente as compras seguintes à esta que renomeei manualmente, ou talvez se oferecesse opções de ação permitindo renomear compras passadas e futuras da mesma empresa.

3. Comunicar novidades pelo app

Há algum tempo venho buscando perder menos tempo com redes sociais. Excluí minha conta no facebook primeiro de janeiro deste ano e baixei para menos de 80 o número de perfis que sigo no Instagram. Entretanto, não gostaria de ficar sem saber sobre os próximos passos e novidades das empresas, tecnologias e produtos que gosto e utilizo.

E justamente para saber sobre novidades, releases e oportunidades é que sigo empresas no Twitter. Na minha opinião, a melhor plataforma para isso.

O problema do Nubank no Twitter somos nós, os clientes. Hoje, minha timeline é tomada por usuários se declarando para o Nubank, brincando, mostrando os mimos enviados pelo banco e sendo respondidas. Eu mesmo já fiz parte disso.

Gostaria de ver o Nubank disponibilizando suas novidades dentro do próprio app. Inclusive, não me importaria com pushed notifications em caso de grandes e importantes notícias.

Conclusão

As ideias acima citadas, ainda vagas, precisariam ser exploradas e melhor estruturadas para, então, tornarem-se novas funcionalidades ou serem descartadas. Caso o Nubank queira falar mais sobre elas, ou outras, sabe onde me encontrar.

;)